Espiritualidade


Demanda

É meia noite. Depois da encruzilhada, a rua de terra batida leva ao barracão iluminado por velas pretas e vermelhas. Os tambores tocam uma sequência lúgubre, os tabaqueiros entoam cânticos que fazem os cães latirem ferozes. Aviso que não adianta fazer o sinal da cruz, no barracão existe um outro maioral.  O frio é aquecidoContinuar lendo “Demanda”

O homem de doze mãos

Quando refleti sobre como escrever essa história, pensei em tratá-la toda na 3ª pessoa, mas logo percebi que falar da Seara De Oxalá e de seu Babalorixá, sendo que a Seara é minha casa e o Babalorixá foi meu pai de sangue, seria, no mínimo, difícil. Escrevendo, constatei que separar-nos é impraticável. Por isso nãoContinuar lendo “O homem de doze mãos”

O caboclo encantado

O tempo pode até não ser o mesmo para todos, mas existe para todos. Há tempo de preparar a terra, de plantar, de regar, de dar tempo ao tempo e de colher. Há o tempo de podar o galho, de afiar a lâmina, de dar tensão ao arco e atirar a flecha. Há o tempo de respeitar oContinuar lendo “O caboclo encantado”

O Deus finito

Jamais esquecerei da afirmação: “O universo é criativo”. Elegeria como a melhor expressão — até a publicação deste texto — para definir as situações boas e ruins nas quais podemos empregá-la em nossas vidas.  A mesma inteligência universal que criou um planeta capaz de sustentar toda uma biodiversidade, é a mesma que promove pandemias comoContinuar lendo “O Deus finito”

Seja você mesmo

Nos dias de hoje, onde constantemente somos bombardeados por informações que nos dizem como devemos agir, o que consumir, o que vestir, como nos portar etc., “ser você mesmo” é uma forma de se blindar contra essas “necessidades” que, na maioria dos casos, são alimentadas por uma indústria. O autoconhecimento é uma importante ferramenta paraContinuar lendo “Seja você mesmo”

A cegueira da luz

Há alguns dias venho pensando que deveria escrever sobre esse assunto, afinal, apesar de polêmica, trata-se de uma situação tão comum que não distingue espiritualistas, religiosos etc., sejam iniciantes ou experientes. Todos podem, estando desatentos, serem vítimas desse mal, pois ele facilmente é mascarado pelo ego, fazendo-nos confundir com a própria “convicção”, com “incompreensão” porContinuar lendo “A cegueira da luz”

O poder da fé

Quando éramos pequenos, minha irmã e eu fomos educados a anotar nossos pedidos em um papel e pôr em baixo da imagem do Guia que queríamos que intervisse por nós. Então, com meus grandes problemas de criança, eu escrevia: “Proteção e inspiração para que eu consiga fazer uma boa prova e passar de ano.”, eContinuar lendo “O poder da fé”

Confia na espiritualidade

Quando ouço pessoas dizerem que a espiritualidade respondeu todas as suas perguntas, eu acredito. Acredito em quem viu sua vida se transformar do caos em algo minimamente organizado, ou uma vida sofrida encher-se de paz. Eu acredito em pessoas que dizem ser testemunhas do agir da espiritualidade em suas vidas. Comigo, exceto alguns detalhes, tambémContinuar lendo “Confia na espiritualidade”

Orar é a solução

Esses dias tive acesso a um conto escrito pelo meu pai intitulado “Caminhos do Destino”. Nele, temos uma narrativa de como toda a sua vida espiritual começou e o levou até o Sacerdócio na Umbanda, no Centro Espírita Maria da Conceição do Mar, na Penha (RJ). Dentre todos os casos e seus detalhes, relatos deContinuar lendo “Orar é a solução”

A verdadeira religião

Sabemos que as religiões são formas do homem se conectar com o divino. Elas concentram um grupo de indivíduos que, unidos, louvam, pedem, se espelham em uma ou mais divindades. Temos, dentre as mais conhecidas, a Umbanda, o Candomblé, a Quimbanda (esta última, no Brasil, está mais para um “conceito religioso” do que de fatoContinuar lendo “A verdadeira religião”

Reflexões sobre Magia

A Magia e a forma como nos relacionamos com ela mudou. Todavia, as mudanças são esperadas quando tratamos de algo que está em constante movimento e que acompanha as civilizações e a evolução da raça humana. Com tantas ferramentas à disposição, seria muito rude de minha parte querer condenar novas práticas (embora ache algumas inúteisContinuar lendo “Reflexões sobre Magia”

A COVID-19 e A Lei da Vibração

Não é de hoje que nosso Planeta anuncia mudanças. Embora possamos elencar vários motivos que justificam o caos atual, como o nosso egoísmo, a antissociabilidade com nossa própria raça (e com os demais habitantes do Planeta) e a ausência ou inversão de valores primários do respeito à vida; esse controle populacional (Obaluaiê/Omulú), essa pandemia, nosContinuar lendo “A COVID-19 e A Lei da Vibração”